Tesla lança caminhão elétrico revolucionário

tesla truck 1

(Marco ASA) – Mesmo sendo uma empresa relativamente pequena, se comparada aos grandes da indústria automobilística mundial, a Tesla já vale mais que a Ford no mercado. Isso porque o mundo já está se dando conta de que os combustíveis fósseis estão com os dias contados. Na Suécia, por exemplo, não poderão ser fabricados veículos a combustão já a partir de 2020.

Então, empresas como a Tesla, que oferecem carros elétricos eficientes, valem tanto. O que dizer agora, que seu proprietário, o visionário Elon Musk, apresentou a linha de caminhões elétricos Semi Truck?

A revolução será imensa, pois o novo veículo oferece autonomia, potência e capacidade de carga que deixam os caminhões a diesel de hoje na pré-história. Confira alguns números:

• O caminhão sem o reboque (só o cavalo) vai de 0 a 60 milhas (96 km/h) em 5 segundos. Um reboque normal, a diesel, leva 20 segundos.

• Carregado com o reboque (com peso de carga total), vai de 0 a 96km/h em 20 segundos. O caminhão a diesel carregado leva quase um minuto para fazer o mesmo trajeto.

• O Semi Truck tem autonomia de 805 quilômetros com a carga total.

• Em 30 minutos, a bateria pode ser carregada para mais 400 quilômetros.

• O Cx, ou coeficiente aerodinâmico, do caminhão é de 0,36. Para se ter uma ideia, o Cx de um Bugatti Veyron (um dos carros mais potentes do mundo) é de 0,38. O de um caminhão a diesel moderno é de 0,70.

tesla truck6

Trazendo para os dias de hoje, esses números revelam que o Semi Truck poderia ir para qualquer lugar do Brasil com intervalos que os caminhoneiros fazem hoje. Uma viagem de São Paulo para o Rio de Janeiro ou Curitiba, por exemplo, seria feita sem reabastecimento. Trechos mais longos, como para Campo Grande (MS), por exemplo (1000 km) seria feito com a carga rápida feita pelo caminhoneiros em 30 minutos, no seu intervalo do almoço, por exemplo.

Para trechos continentais, como de São Paulo para o Nordeste ou Norte, com mais de 2000 mil quilômetros, o caminho seria feito depois que o caminhão fosse totalmente recarregado (de energia) enquanto o caminhoneiro dorme, por exemplo.

Ou seja, o caminhão elétrico da Tesla atingiu o nível de eficiência de um caminhão a diesel, com poluição zero, mais potência e com um design arrebatador.

Interior – Por dentro, o Semi Truck traz a evolução dos carros da Tesla. O motorista conta com uma poltrona superconfortável e ergonômica única ao centro, com dois tablets gigantes que reúnem todos as informações disponíveis. O caminhão é semi-autônomo, garantindo o máximo de segurança.

tesla truck7

Se for levar um carona, há outra poltrona retrátil atrás do motorista. A cabine tem, também, todos os itens de conforto presentes nos carros da Tesla. O caminhão será lançado no ano que vem (2018) e já pode ser reservado, nos Estados Unidos, por US$ 5 mil.

A revolução chegou!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s