Investimentos em reparos e manutenção norteiam negócios na NT Expo 2017

trem2

Empresas nacionais e internacionais estão reunidas em São Paulo para o principal evento do setor metroferroviário

(Da assessoria) – Inaugurada nesta terça-feira, 07, a 20ª NT Expo abriu o principal encontro da cadeia de prestadores de serviços, equipamentos e tecnologia do setor metroferroviário e as operadoras de cargas e passageiros de todo o país. Voltada para o networking, a feira replicou o momento experimentado pelo mercado: uma retomada de investimentos atenta à demanda por excelência em serviços de modernização, manutenção e reparação, tanto de infraestrutura quanto de equipamentos.

“Este é um momento muito importante para todo o setor. Vivemos a consolidação de uma nova via de investimentos, orientados à manutenção e reparação, que tem como base o comprometimento de todas as empresas em aprimorar e em modernizar os serviços prestados aos embarcadores de cargas e de passageiros de todo o Brasil”, diz o diretor do portfólio de infraestrutura da UBM Brazil, organizadora do evento, Renan Joel.

Fabricante de materiais de fricção, a Fras-le é uma das expositoras da NT Expo que está inserida no nicho de fornecedores de peças utilizadas na manutenção de trens de carga ou de passageiros. “A demanda por manutenção no setor ferroviário ainda tem um potencial muito maior que deve ser explorado com a renovação das concessões de ferrovias e o andamento de obras paralisadas. Acredito que vamos começar a sentir os sinais da recuperação no setor ferroviário nos próximos dois anos, uma vez que a tendência do setor é acompanhar o PIB da indústria, em especial o agrícola”, afirma o coordenador de vendas da empresa, Alexandre Achcar. 

A empresa traz, entre as novidades para a NT Expo, um recurso de Indicador de Desgaste, que é aplicado nas sapatas ferroviárias para indicar o momento correto para a substituição da peça e assim evitar o desperdício de material de atrito com substituições prematuras. “Esperamos encontrar, como em todas as outras edições, nossos clientes e novas prospecções”, comenta Achcar.

Quem tem a mesma linha de raciocínio é o engenheiro de vendas da Belden, empresa especializada na produção de cabeamentos industriais e na fabricação de equipamentos para comunicação e conectividade, Miguel Gaio. “O investimento em manutenção é algo que deve ser constante, pois este é um dos principais caminhos para que o setor metroferroviário nacional caminhe em direção à sua retomada de negócios, complementa.

Em busca de excelência

Foi com o uso da tecnologia que a CPTM reduziu falhas nas linhas ferroviárias de passageiros do Estado de São Paulo. Segundo levantamento da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) divulgado hoje na NT EXPO, o número de falhas diminuiu consideravelmente de 2015 a 2017, aproximadamente 30%.

De acordo com o gerente geral de operações da CPTM, Wellington José Berganton, esta redução só foi possível graças à adoção de uma nova tecnologia de controle e monitoramento de operações, a videoconferência. “Desde 2015 realizamos videoconferências diárias com todos os setores da companhia, de no máximo uma hora cada, para avaliar como foram as operações do dia anterior e para discutir como melhorá-las ainda mais dali em diante. Dessa forma, conseguimos antecipar possíveis ocorrências em nossas vias e garantir que sejam solucionadas rapidamente”, afirma.

Em média, mais de 6 milhões de dados são processados por dia, por meio de sete bancos de dados exclusivos da companhia (somente o sistema responsável pelo Bilhete Único concentra cerca de 80% dessas informações). “Com essa estratégia, também tivemos um aumento de 27% no total de viagens realizadas, elevamos a regularidade do serviço de 94% para 96,85%, incrementamos a disponibilidade da frota em horários de pico de 90% para 98%, crescemos em 3,17% o número de passageiros transportados e melhoramos em 31% o tempo de resposta para a manutenção das vias e dos trens”, afirmou.

Novidades em produtos e serviços marcam o primeiro dia de evento

Pioneira no país na fabricação de amortecedores para aplicações industriais e expositora da NT Expo, a Vibtech apresentou placas de fixação, voltadas para reduzir as vibrações e ruídos dos trilhos e vias permanentes, além de atuar como isolantes elétricos.

“Trouxemos, também, nossas linhas de amortecedores, baseadas no sistema massa-mola, onde a massa é a laje de concreto armado sobre o qual são fixados os trilhos. Entre nossos principais amortecedores dois deles se sobressaem, os de baixa frequência, instalados durante a concretagem da laje para futura suspensão da mesma; e os de média frequência, instalados após o içamento da laje”, salienta o representante técnico-comercial da Vibtech.

Quem também adianta suas inovações em produtos é a sócia-diretora da Ecoplan, especializada na fabricação de equipamentos em aço, Fernanda Dietrich, que exibe a aposta da companhia gaúcha para este setor, os engates de vagões. “Existem apenas três fabricantes de engates de vagões no país e nós somos uma delas. Graças a nossa atuação neste segmento, conseguimos triplicar nossos faturamento do ano passado até aqui e queremos continuar crescendo cada vez mais neste mercado”, completa a executiva.

ANPTrilhos entrega aos vencedores o 1º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo
A cerimônia de entrega do 1º Prêmio ANPTrilhos de Jornalismo, oferecido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, aconteceu nesta terça-feira (07) durante a NT Expo. Os vencedores do prêmio são os jornalistas Rodrigo Ryan Piscitelli, da TV Cultura, na categoria Mídia Digital, com a reportagem “Brasil nos Trilhos!”; e Marcelo Rodrigo Garcia de Toledo, da Folha de São Paulo, na categoria Mídia Impressa, com a matéria “O que restou dos trilhos”. Cada um deles recebeu uma premiação de R$ 7 mil.

“Os veículos de comunicação do País desempenham um papel social estratégico, que contribui com a aprimoração do serviço oferecido pelas operadoras de transporte de passageiros e conscientização da importância do modal ferroviário para a mobilidade urbana nas cidades. Então, é com grande satisfação que nós da NT Expo participamos deste momento em que reconhecemos o valor e a qualidade das matérias jornalísticas que tratam do setor”, afirma Renan Joel.

O diretor executivo da ANPTrilhos, João Gouveia também parabenizou os jornalistas premiados e enalteceu o papel da imprensa como ferramenta investigativa. “Temos um profundo respeito e admiração pela imprensa”, salientou.

Segundo dia de evento

O segundo dia da NT Expo – 20ª Negócios nos Trilhos terá, como destaque, uma grade de programação repleta de palestras dedicadas à infraestrutura ferroviária, à manutenção e à inovação. Entre elas está a apresentação do Diretor de Desenvolvimento de Negócios em Transportes da Thales, Thomaz Aquino, que discursará sobre o tema: “A cibersegurança e sua aplicação em sistemas metro-ferroviários”, às 15 horas na Estação do Conhecimento.

Outra palestra de destaque desta quarta-feira será a do presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, que abordará o tema “Expansão e modernização do transporte ferroviário brasileiro”. A apresentação de Abate terá início às 14 horas, também na Estação do Conhecimento.

Sobre a NT Expo – 20ª Negócios nos Trilhos 2017 – Principal encontro de negócios do setor de transporte metroferroviário da América Latina, a NT Expo reúne os mais renomados fornecedores, formadores de opinião e players dos segmentos de carga e passageiro, nacionais e internacionais. O evento consolidou-se como plataforma de geração de negócios, networking e melhores práticas. Em 2016, a NT Expo reuniu cerca de 100 marcas e atraiu por volta de 5.000 profissionais do setor. Em 2017, o evento acontece de 07 a 09 de novembro, das 13 às 20 horas, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s