GM anuncia que vai sair da Índia e pode deixar o Brasil

(Marco ASA) – O que está acontecendo com a General Motors? Depois de sair da Venezuela (alegando que o governo tomou seu parque fabril), a General Motors (que controla a Chevrolet, inclusive no Brasil) anunciou que vai desistir do mercado indiano. O anúncio pegou todos de surpresa naquele país, já que a marca acabou de apresentar a nova geração do Beat, subcompacto que, aqui, substituiria o Celta (mas, os planos estão suspensos).

Na nota, a GM anuncia que também vai sair da África do Sul (onde produz também picapes sob a marca Isuzu) e há rumores que também abandonaria o mercado brasileiro. Mary Barra, presidente e CEO da GM, justificou a saída da Índia dizendo, em nota, que “à medida que a indústria continua a mudar, estamos transformando nosso negócio, estabelecendo a GM como uma empresa mais focada e disciplinada. A GM pretende concentrar seus esforços apenas em mercados-chave em todo o mundo”. O que isso quer dizer? Não sabemos.

onix

Onix tirou zero no crash-test: baque para a Chevrolet brasileira

Baque com a nota zero no crash-test – A Chevrolet brasileira está tentando se recuperar de um baque muito forte: o Onix, líder no mercado brasileiro e carro-chefe da marca, tirou nota zero no LatinNcap, programa que mede a segurança dos carros que são vendidos no Brasil e em toda a América Latina e Caribe. Isso abalou a confiabilidade no produto, a ponto de a entidade pedir a suspensão das vendas do carro.

Apesar de parar de vender carros na Índia, a fábrica local, com capacidade para produzir 1,4 milhão de carros ao ano, não será fechada. A GM disse que vai focar nas exportações, principalmente para a China, maior mercado do mundo, onde a GM tem parceria com a SAIC Motors.

Resta saber se o plano de enxugamento da GM vai incluir o Brasil. Lembre-se que o negócio de caminhões da marca, sob a bandeira GMC, foi encerrado por aqui na década de 90. Daqui a pouco, a Chevrolet vai sofrer o mesmo problema da Suzuki e Chrysler, que iniciaram suas operações por aqui, depois voltaram, enfrentando a desconfiança do consumidor.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s