Corolla 2015 chega para reassumir a ponta

Imagem

(Marco ASA) – A Toyota não brincou em serviço. Seu carro mais famoso e vendido, o Corolla (mais de 40 milhões unidades comercializadas) ganhou uma versão matadora. O novo carro, recém-lançado para parte da imprensa especializada hoje, chega com design mais harmonioso que o da versão que já está no mercado e um powertrain ainda mais eficiente. Com isso, deve retomar a liderança entre os sedãs médios no Brasil.

O novo Corolla, que começa a ser vendido no dia 14, tem uma carroceria mais rígida, que suporta melhor as torções. Isso se traduz em maior silêncio interior e maior durabilidade pois, infelizmente, nós, brasileiros, temos que transitar por ruas que parecem trechos de rally. A direção ficou mais direta, deixando o Corolla mais gostoso de dirigir, a exemplo de seu principal rival, o Honda Civic.

O novo desenho do Corolla 2015 segue os conceitos Keen Look e Under Priority que remetem, segundo a Toyota, a atletas de alto rendimento e eficiência aerodinâmica com proteção aos pedestres em caso de colisão.No interior, mais conforto e sofisticação, com soluções ergonômicas, muitos porta-trecos, bom acabamento, além de uma tela display ao estilo TFT (semelhante aos modelos da Lexus), na qual são exibidas diversas informações sobre a condução, em projeção tridimensional (apenas na versão top, a Altis).

Equipamentos – Desde a versão de entrada GLi, que vem equipada com direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado com controle manual, chave do tipo canivete, com comandos do alarme integrados, múltiplos porta-objetos nas portas e no console central, computador de bordo com seis funções (consumo médio e instantâneo, indicador Eco Drive, autonomia, velocidade média, tempo de percorrido, controle de iluminação do painel e temperatura externa), coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, hodômetro e relógio digital, sistema de som com conectividade USB para iPod® e similares e dispositivo Bluetooth®, farol de neblina, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, volante multifuncional, entre outros.

O pacote do Novo Corolla XEi traz diferenças substanciais em relação à versão de entrada. Neste modelo, o ar-condicionado é automático digital, o computador de bordo exibe a velocidade instantânea em formato digital – agregando mais uma funcionalidade ao equipamento –, e o acionamento dos vidros elétricos por um toque está disponível nas quatro portas. Além disso, o Novo Corolla XEi adiciona itens como bancos traseiros bipartidos (60/40), com descanso de braço central e porta-copos, controle de velocidade de cruzeiro e retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.

Também está disponível, a partir da versão XEi, um novo sistema Multimídia, com tela de 6.1 polegadas, com todas as funções do áudio, dispositivo de navegação, câmera de ré, conexões USB para iPod® e similares e dispositivo Bluetooth®. O aparelho traz como novidade um sistema que reproduz DVD e capta sinal de TV Digital.

A versão topo de linha Altis é ainda mais completa, acrescentando luzes auxiliares em LED, sistema smart entry, sistema de partida sem chave tipo Start Button, ajuste elétrico para o banco do motorista, retrovisores externos eletrorretráteis e acendimento automático dos faróis, entre outros.

Segurança – Além da carroceria com deformação programada e do desenho frontal projetado para minimizar os danos a pedestres em caso de acidentes, componentes de sua construção, o modelo traz, de série, cinco airbags nas versões GLi e XEi (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e um de joelho para o motorista), sistema de ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis nos bancos traseiros, travamento automático das quatro portas a 20 km/h, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem. Além dos itens presentes nas versões de entrada e intermediária, o Novo Corolla Altis agrega mais dois airbags, do tipo cortina, totalizando sete bolsas de proteção.

O Novo Corolla conta com dois tipos de motorização:

– 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 139 cv a 6.000 rpm, quando abastecido com gasolina; e 144 cv, também a 6.000 giros, com etanol. O torque máximo nesta configuração é de 17,7 kgfm (com gasolina) e 18,4 kgfm (com etanol), sempre a 4.200 rpm.

– 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 143 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com gasolina, e 154 cv de potência a 5.800 giros, com etanol. O torque máximo nesta configuração é de 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina) e 20,3 kgfm a 4.800 giros (com etanol).

Ambos os motores são construídos com bloco e cabeçote de alumínio e oferecem a combinação perfeita entre desempenho, durabilidade e facilidade de reparação. O Novo Corolla é equipado com o sistema de partida a frio, para utilização do etanol em baixas temperaturas, que dispensa o tanque de combustível auxiliar e, consequentemente, seu reabastecimento periódico com gasolina. No dispositivo da Toyota, os bicos injetores são dotados de um sistema que preaquece o etanol no momento da partida, quando o motorista vira a chave de ignição (GLi e XEi) ou aperta o botão de partida (Altis).

A nova geração do Corolla está equipada com dois tipos de transmissões, uma manual de seis velocidades, na versão de entrada GLi, e a exclusiva transmissão automática Multi-Drive, presente nas demais. O câmbio conta também com troca no volante. A Toyota garante que o novo Corolla consegue percorrer mais de 13 quilômetros na estrada com 1 litro de etanol (versão 1.8). Excelente!

Por tudo isso, a Toyota cobra um preço justo. Confira:

Veja a tabela de preços do Novo Corolla:

1.8L GLi Manual – R$ 66.570,00,00
1.8L GLi Multi-Drive – R$ 69.990,00
2.0L XEi Multi-Drive S – R$ 79.990,00
2.0L Altis Multi Drive S – R$ 92.900,00

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s