Ford transforma Cargo em estande de tiro

Imagem

(Assessoria Ford) – Ford Cargo 1719 foi escolhido como base da primeira unidade móvel do mundo com três simuladores virtuais de tiro, adotada pelo estado de Santa Catarina para treinamento de policiais civis e militares. O equipamento tem recursos avançados para realizar desde um simples treino de tiro ao alvo até complexas operações, como invasão de cativeiro com reféns, interceptação de assalto a banco ou retomada de navio ocupado por terroristas.

A confiabilidade foi um dos fatores que levaram à escolha do Cargo 1719 para esse serviço de grande responsabilidade. Com peso bruto total homologado de 16.000 kg e capacidade máxima de tração de 27.000 kg, ele combina o desempenho forte e econômico do motor Cummins Euro 5 ISB 4.5, de 189 cv, com conforto e praticidade na cabine para aplicações mistas, urbanas e rodoviárias.

Santa Catarina é o primeiro estado do Brasil a adotar um simulador de tiro desse tipo, usado na formação de tropas altamente especializadas como os SEALs (Sea, Air e Land – mar, ar e terra) da Marinha norte-americana. Ele foi projetado pela Federal Defender Br, em parceria com a Athos Brasil, Taurus e Roncat Soluções, para vários tipos de exercícios.

Além de estande 3D e alvos em diversas sequências e distâncias, cria cenários de ocorrências policiais onde o atirador testa o poder de decisão e reflexos. Seus recursos incluem sistema de software, circuito interno de TV, sistema hidráulico para expansão lateral das paredes, dois geradores, climatização e todas as facilidades de um escritório.

“Um policial bem treinado tem maior capacidade de preservar vidas e evitar acidentes”, explica o tenente-coronel Cláudio Gomes, da Polícia Militar de Santa Catarina. “Cada policial realiza em média 500 tiros em treinamentos. O simulador evita os riscos naturais desse tipo de exercício e evita a contaminação do meio ambiente por chumbo e outros elementos químicos presentes nas munições.”

A unidade móvel também elimina gastos com deslocamento, munição e alojamento, reduzindo o custo do treinamento a apenas 1% do valor de um programa convencional.

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s