VW up! é o verdadeiro sucessor do Fusquinha

Imagem

(Marco ASA) – a Volkswagen do Brasil lançou o compacto up! (sim, tudo em minúsculo mesmo) com estardalhaço (para a imprensa que ela acha que é especializada) e garante que, com o carro, inicia-se uma “nova era”. Exageros à parte, o up! é mesmo um sucessor (em conceito) do vitorioso Fusquinha “à ar”. Trata-se de um carro “simpático”, bem construído, simples ao extremo e utilitário, no sentido de servir bem ao dia a dia.

Sua motorização é simples e eficiente, com o bom motor 1.0 três cilindros, potente e econômico. Além disso, oferece equipamentos opcionais que o deixam bem equipado. No entanto, ele é atrativo em suas versões de entrada, baratas, pois, caro, os “irmãos” de cima (Fox e Gol) cumprem melhor o papel.

Imagem

O up! é equipado com a nova geração de motores 1.0l de 3 cilindros Total Flex. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. O motor 1.0l é equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina – trata-se do primeiro motor do País nessa faixa de cilindrada a receber esse sistema. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 12,6 segundos quando abastecido com gasolina e em 12,4 segundos com etanol. A velocidade máxima é de 163 km/h (gasolina) e 165 km/h (etanol).

Diz a lenda que o carro tem nota “A” em todas as medições de consumo do Inmetro. Acontece que as medições foram feitas com modelo pré-série. Veremos com o carro de mercado. O mesmo aconteceu com a medição de segurança dos crash-tests la LatinCAP. O modelo oferecido, na época, também foi pré-série e, então, teve 5 estrelas de segurança. Primeira vez que isso é registrado com um carro nacional. Veremos, agora, se isso se repete com um carro “de loja”.

Imagem

Ficha Técnica

DESEMPENHO Aceleração de 0 a 100 km/h Velocidade máxima 163 km/h

MOTOR Cilindrada 999 cm³Potência líquida máxima60 (82)cv – 6250 rpmTorque líquido máximo102 (10,4) kgfm – 3000 rpm

FREIOS DianteirosDisco ventiladoTraseirosTambor

PRINCIPAIS DIMENSÕES Comprimento3605 mmDistância entre eixos 2421mmLargura (sem / com espelho retrovisor)1645 /1910  mmAltura1500 mm

PESOS Em ordem de marcha 910-958 kgCarga útil máxima440-412 kg

COMPARTIMENTO DE CARGA Compartimento de carga285 lDIREÇÃO DireçãoElétrica

TRANSMISSÃO TransmissãoManual de 5 velocidades

RODAS E PNEUS Rodas 5Jx13Pneus R13

RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL Reservatório de combustível 50 litros

NÚMERO MÁXIMO DE PASSAGEIROS 4 adultos

PREÇO: De R$ 26.800 (pé de boi) até R$ 41.000 (equipadinho)

Imagem

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s