AVIAÇÃO: TAM obedece a Lan e troca Star Alliance pela OneWorld

Imagem

(Marco ASA) – Mais uma vez fica comprovado que quem manda na LATAM, empresa surgida da fusão entre as empresas aéreas Lan (chilena) e Tam (brasileira) são os chilenos. A Tam anunciou que, a partir do dia 31 de março de 2014, vai passar a fazer parte da aliança internacional OneWorld. A entrada da empresa na aliança irá acrescentar à oneworld a companhia aérea líder no Brasil, país de maior demanda e a maior economia da região. A aliança também mantém forte presença na região da Ásia/Pacífico e com a entrada da Qatar Airways em 30 de outubro deste ano, se tornará a única a contar com uma das três grandes companhias da região do Golfo Pérsico.

O problema, segundo os usuários dos voos internacionais da Tam, é que a empresa brasileira deixou uma aliança com 28 companhias aéreas mundiais para outro sistema com apenas 12.

Os clientes TAM Fidelidade têm até o dia 31 de março para trocar seus pontos por passagens em companhias associadas à Star Alliance – United, Copa Airlines, TAP, Lufthansa, Air Canada, US Airways, entre outras..

A partir do dia seguinte, 31 de março, os pontos poderão ser trocados pelas 12 empresas aéreas que integram a oneworld: LAN, American Airlines, Iberia, Qantas, British Airways são as principais.

A LAN, sócia da TAM no grupo Latam, é fundadora da oneworld, enquanto a TAM aderiu à Star Alliance há menos de três anos, ocupando espaço deixado pela Varig.

A consolidação do grupo Latam em uma rede foi determinada pelo órgão regulador de aviação chileno, que também impôs como condição para aprovar a fusão que as duas não poderiam integrar a mesma rede da colombiana Avianca. Ou seja, reforçando, quem manda são os chilenos.

(Com informações da Folha de São Paulo, com ilustração do blog Aquiemcima)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s