Fox completa 10 anos com mais de 1.165.000 unidades vendidas

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(Da assessoria) – A Volkswagen está comemorando o décimo aniversário do lançamento do Fox no Brasil. Apresentado em outubro de 2003, o Fox ultrapassou a marca de 1.165.000 unidades comercializadas até setembro de 2013. Graças ao seu sucesso no mercado, o modelo serviu de base para uma família de veículos, dando origem ao CrossFox, em 2005, ao SpaceFox, em 2006, e ao Space Cross, em 2011.

“São dez anos de inovação e evolução com esse modelo, que sempre foi motivo de orgulho para a Volkswagen. O Fox foi desenvolvido no Brasil e estabeleceu novos atributos de versatilidade, ergonomia, espaço interno, segurança e recursos tecnológicos em sua categoria”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

Desenvolvido no Brasil, e por brasileiros, o modelo Volkswagen foi projetado “de dentro para fora”, com uma técnica que recebeu o nome de Designed Around the Passenger. Essa é a primeira de tantas outras inovações que o Fox acumulou ao longo de sua primeira década no Brasil.

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Desde seu lançamento, o hatch já trazia dois motores Total Flex, ambos da família EA111: 1.0 e 1.6. Aliás, o Fox foi o primeiro modelo no mercado nacional a ter motor 1.0 flexível. O Fox modificou conceitos estabelecidos. Introduziu no País a arquitetura high roof (teto alto), que privilegia a altura elevada em relação aos outros veículos, proporcionando melhor visibilidade e maior espaço interno.

Até hoje, o Fox é o único modelo de sua categoria a oferecer o sistema ARS (banco traseiro com ajuste longitudinal). Outros diferenciais do hatch produzido em São José dos Pinhais (PR) são a ergonomia e a funcionalidade de seu interior. Prova disso é o número de porta-objetos espalhados pelo interior.

Outra inovação do Fox na época de seu lançamento, em 2003, foi o emprego da fibra do curauá, planta nativa da Floresta Amazônica, no revestimento do teto e na tampa interna do porta-malas, em substituição à fibra de vidro.

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Novidades que caíram no gosto do consumidor brasileiro. Já no primeiro semestre de 2006, o Fox ultrapassava a marca de 200 mil unidades comercializadas desde seu lançamento.

Para a linha 2008 foram feitas alterações no visual do modelo, com adoção de novo para-choque dianteiro e a opção de faróis com duplo refletor. Em dezembro de 2008, a Volkswagen celebrava o 500.000º Fox vendido.

Novo Fox

O Novo Fox chegou ao mercado como parte da linha 2010, com novos padrões de conforto, sofisticação e tecnologia. O novo modelo se destaca pela versatilidade, espaço e funcionalidade, melhorando ainda mais as características que fizeram da primeira geração um sucesso.

Mais do que isso, o Novo Fox inaugurou a nova filosofia mundial de design da Volkswagen, implantada pelo chefe de Design do Grupo Volkswagen, Walter de Silva. Com linhas semelhantes às dos novos lançamentos da marca, nas quais a simplicidade e a ausência de acabamentos supérfluos caracterizam as formas, o Novo Fox foi o primeiro veículo da Volkswagen do Brasil a incorporar o novo visual da família.

Os motores também foram modificados, passando aos 1.0 e 1.6 VHT. E com o Novo Fox estreou também a transmissão automatizada ASG, disponível para as versões I-Motion equipadas com motor 1.6. O sistema é o mesmo do Polo e permite que a troca de marchas seja feita de forma automática ou manual, por meio da alavanca localizada no console ou por hastes localizadas atrás do volante (shift paddles).

Outra evolução importante do Novo Fox foi em seu interior. O painel de instrumentos passou a incorporar porta-luvas com tampa e prioriza ainda mais a funcionalidade, o acesso otimizado aos comandos e a facilidade de leitura de informações do instrumento combinado, desenvolvido com display TFT e mostradores duplos de quatro agulhas, com tecnologia de ponta, seguindo o conceito dos recentes lançamentos mundiais da marca.

O conforto acústico do Novo Fox também mereceu atenção especial. A adoção de itens como o teto solar, ofertado como opcional, exigiu alterações importantes na estrutura do carro. As unidades equipadas com teto solar recebem reforços especiais na carroceria, desenvolvidos para manter sua rigidez estrutural e resistência à torção.

Em novembro de 2010, o Novo Fox alcançou a marca de 750 mil unidades vendidas no Brasil.

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