Aprove Diesel quer liberar combustível para os carros de passeio

Imagem

Argentinos podem comprar Ecosport diesel feito no Brasil

(Marco ASA) – Os motores mais econômicos e modernos da Europa, inclusive híbridos, são diesel. Na Argentina, pode-se comprar um Ford Ecosport ou um Chevrolet Cobalt, com motores diesel, econômicos, limpos e com mais torque. Então, por que aqui no Brasil só se pode ter carro a diesel com maior capacidade de carga ou em veículos com tração total ou reduzida?

Essa medida foi tomada ainda no governo militar, quando o mundo passava por uma grave crise do petróleo. Então, o uso do diesel ficou restrito aos veículos comerciais e com tração total. 

Agora, empresas querem mudar a situação. Foi realizado um Fórum sobre tecnologia de Motores Diesel,  em Curitiba, onde foi apresentada oficialmente a APROVE DIESEL (Aliança Pró-Veículos Diesel), organização sem fins lucrativos formada por empresas líderes na tecnologia e produção de sistemas, componentes e bio-combustíveis para motores do Ciclo Diesel. Seu principal objetivo é tornar-se fonte de disseminação de informações confiáveis e fomentar discussões sobre o uso de automóveis com motores diesel.

Nos últimos dez anos, os motores movidos a diesel passaram por uma verdadeira revolução tecnológica. Turbinados, e equipados com os mais modernos sistemas de injeção e de controle de emissões de poluentes, estes motores equipam, atualmente, carros que atendem às mais restritivas legislações de emissões. Ao contrário da imagem que muitos ainda têm destes carros no Brasil, na Europa eles são sinônimo de economia, desempenho e conforto.

Um carro médio com motor diesel faz mais de 20 quilômetros por litro de combustível. Se este mesmo veículo for equipado com um sistema híbrido elétrico, pode alcançar até 30 quilômetros por litro, mesmo no trânsito urbano. Para um motorista que percorre grandes distâncias ou que usa o automóvel profissionalmente, caso dos taxistas e prestadores de serviços em geral, a motorização diesel significa economia, autonomia e aumento de renda.

A Europa, tida como referência nas questões ambientais, adotou a motorização diesel como a sua estratégia para a redução de emissões de CO2 e para a otimização de sua matriz de combustíveis. Sendo 30% mais econômico que os carros equipados com motores a gasolina, nos dias de hoje, os modelos a diesel respondem por mais de 50% da venda de carros novos naquele mercado. Em países como França e Espanha, sete de cada dez carros vendidos são equipados com motores diesel.

Já nos Estados Unidos, país no qual o consumo vocacional sempre foi a utilização maciça da gasolina, o cenário da frota local também apresenta mudanças. A economia de combustível e a necessidade de reduzir a importação de petróleo estão impulsionando a popularização da tecnologia Diesel naquele país. Como exemplo dessa nova visão dos norte-americanos está o sucesso nas vendas do Volkswagen Jetta e do Chevrolet Cruze, considerados dentre os carros os campeões de economia. Esta mudança de comportamento é de tal grandeza nos EUA que estão previstos mais de 50 novos modelos de veículos diesel a serem lançados nos próximos dois anos.

Diesel no Brasil – 

Segundo a APROVE DIESEL, sua missão é demonstrar que a inserção desta tecnologia no mercado brasileiro trará benefícios tanto para o cidadão como para a sociedade como um todo.

Por ser a solução mais eficiente e econômica, o carro a diesel contribui para reduzir a demanda de combustíveis do país, diminuindo a necessidade de importações. A produção local destes carros também teria o potencial de criar um círculo virtuoso de investimentos em tecnologia, de criação de empregos de qualidade e de novos negócios de exportação de carros modernos e eficientes.

O Brasil é o único grande país do mundo que proíbe o uso de carros com motor a diesel. A visão da APROVE DIESEL é o cidadão brasileiro restituído do seu direito de acesso a mais moderna tecnologia veicular e de se beneficiar da economia e eficiência que a caracteriza.

Para mais informações, acesse http://www.aprovediesel.org.br.

Imagem

Cobalt diesel é preferido por taxistas hermanos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s