ANP diz que “Brasil fez a maior descoberta de petróleo da história”

Imagem

(Jornal do Brasil) – O prospecto de Libra, escolhido para abrir a licitação do pré-sal em outubro, é a maior descoberta de petróleo na história do país. A frase é de Magda Chambriard, diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis(ANP).  

O volume esperado para o campo, localizado na Bacia de Santos, é entre 26 e 42 bilhões de barris, com um volume recuperável de 30%, algo em torno de 8 a 12 bilhões de barris. 

Apesar da cautela sobre a data do edital de licitação, Magda estimou que a divulgação do edital deve sair em 15 dias. De quebra, adiantou que a licitação ocorrerá em Brasília. ‘É para facilitar a agenda presidencial’, explicou a diretora. 

A área do prospecto é de 1500 km2 e a Petrobras terá uma participação de 30% na licitação, ficando o consórcio vencedor com os outros 70%. Para ter direito à sua parte, a estatal terá de pagar a oferta vencedora.

Se a estatal quiser uma participação maior nos lucros do novo campo, Magda foi incisiva quanto às ações que devem ser tomadas:

” A Petrobras, se quiser uma participação maior, terá de entrar em um dos consórcios”, finalizou, comparando Libra a cinco Campos de Marlin, em termos de produção. “É um momento grandioso, e o país tem que aproveitá-lo”, festejou.  

Outra, só daqui a dois anos

Diante do tamanho da descoberta desta semana, a diretora-geral da ANP deixou claro que não haverá licitações de áreas do pré-sal com tanta frequência. Segundo Magda, será “no mínimo em 2015”, estimando assim que haverá uma espera de dois anos para a próxima licitação. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s