Metro-Shacman vai fabricar caminhões no Brasil

Imagem

(Fenabrave-MS) – A Metro-Shacman aplicará R$ 400 milhões em Tatuí, a 140 quilômetros da capital paulista, a empresa é representante nacional da chinesa Shacman e produzirá os caminhões da marca no Brasil na fábrica de 53 mil metros quadrados, próxima a rodovia Castelo Branco. O processo de escolha da região foi assessorado pela Investe São Paulo, agência de fomento ao investimento vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. 

A entidade afirma que a empresa já comprou o terreno da fábrica, o que garante que o projeto será concretizado. Em maio do ano passado, a companhia chinesa havia anunciado aporte de R$ 1 bilhão para erguer unidade produtiva em Caruaru (PE). O investimento no nordeste seria da matriz chinesa, que tem várias divisões e produzirá também ônibus no Brasil. O plano, no entanto, não apresentou evolução desde então. Já o aporte em Tatuí é da Metro-Shacman. 

A organização calcula que o projeto crie mil empregos diretos e destaca a facilidade de acesso a fornecedores na região e a oferta de mão de obra qualificada. A operação tem início previsto para 2014, com capacidade anual de até 10 mil caminhões pesados e extrapesados, equipados com motores Euro 5 de 380 e 440 cavalos de potência, produzidos pela Cummins em Guarulhos (SP). A transmissão será fabricada pela ZF em Sorocaba (SP). 

O powertrain nacional ajudará a Metro-Shacman a atender as exigências de conteúdo local do Inovar-Auto. A montadora garante que cumprirá as metas do programa desde o início da operação, alcançando índice de 65% de conteúdo nacional nos veículos para que eles possam ser financiados pelo BNDES/Finame. Numa segunda etapa da operação nacional, a Shacman pretende nacionalizar a produção de caminhões médios e leves. 

Imagem

Anúncios

Um pensamento sobre “Metro-Shacman vai fabricar caminhões no Brasil

  1. Pelo meu ver serão caminhões bem aceito em nosso mercado.
    Só falta investir mais um pouco em beleza e em alguns apetrechos como por exemplo o cambio automatizado e virem trucados de fabrica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s