Chinesa Foton pode fabricar caminhões no Rio Grande do Sul

Imagem

(Fenabrave-MS) – O Rio Grande do Sul é o Estado mais cotado para receber a fábrica brasileira de caminhões da chinesa Foton, conforme informou Orlando Merluzzi, vice-presidente da Foton Aumark, importadora oficial da marca no País. Segundo comunicado distribuído pela empresa na sexta-feira, 24, a planta ocupará área de 1,5 milhão de metros quadrados e irá gerar mais de 400 empregos diretos. “Será o primeiro condomínio industrial para uma fábrica de caminhões no Brasil com capacidade de produção de 20 mil unidades ano em um turno”, diz o executivo na nota – provavelmente sem lembrar de Resende (RJ), onde desde 1996 são montados os caminhões Volkswagen em regime de condomínio com os fornecedores atuando diretamente na linha de montagem.

A fábrica brasileira da Foton foi anunciada oficialmente em dezembro de 2012, mas ainda não havia definição sobre a localização. Segundo a Foton Aumark, que será responsável pela operação da unidade, a construção começa ainda este ano. 

Enquanto a fábrica não sai, os caminhões chineses continuam a ser importados pela Foton Aumark para o Brasil, como acontece já há três anos. Segundo a importadora, neste período foram investidos R$ 1 milhão somente nas homologações oficiais dos modelos. Até dezembro deste ano a empresa estima importar mil unidades de modelos semileves e leves, de 3,5 a 8,5 toneladas de peso bruto total (PBT). 

A Foton também tenta estruturar sua rede. Atualmente são dez concessionárias da marca no País e o objetivo abrir mais 30 até o fim de 2013. Para atrair interessados em vender os caminhões, a empresa propõe investimento de baixo custo em lojas enxutas e dispensa garantias financeiras que podem bloquear o patrimônio do investidor, com aporte inicial inferior ao necessário para abrir uma revenda das marcas já estabelecidas no mercado. 

A Foton Aumark garante também que cliente que adquirir o produto já conta com atendimento em todo o território nacional. Além do setor de peças de oficina das próprias concessionárias, as revendas terão carro-oficina para socorro e as redes de distribuidores da Cummins e ZF (fornecedores dos motores e transmissões dos caminhões, respectivamente) também têm acordo para prestar serviços aos caminhões Foton. 

 

images

Anúncios

2 pensamentos sobre “Chinesa Foton pode fabricar caminhões no Rio Grande do Sul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s