Lançado o 3º Rallye 1000 Milhas Históricas Brasileiras

Imagem

Prova será realizada de 19 a 23 de junho, passando por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A 3ª edição do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras já tem data marcada. A prova que faz parte do calendário mundial da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA) será realizada entre 19 e 23 de junho e deverá ter a participação de mais de 50 carros clássicos, fabricados entre 1919 e 1980, de diversos estados brasileiros e do exterior. O lançamento e apresentação do evento aconteceram nesta terça-feira (23/4) no Shopping Iguatemi, em São Paulo (SP), local da largada e chegada da prova.

“Depois do sucesso das duas primeiras edições, esperamos que a prova deste ano seja ainda maior, com mais inscrições, nível técnico ainda melhor e com muita emoção e diversão para os participantes. Com certeza será um belo cenário para a mídia e para os fãs de carros clássicos”, afirma Luis Cezar Ramos Pereira, piloto de rallye e Diretor da Prova. 

Prova organizada pelo MG Club do Brasil largará da Capital de São Paulo, passando por Mogi-Guaçu (SP), onde realizará uma competição de regularidade no Autódromo Velo Città, seguindo para Águas de Lindóia. Depois, Angra dos Reis (RJ), Caxambú (MG), Campos do Jordão (SP) e após 1.680 km retorna novamente ao Shopping Iguatemi (SP-Capital).

“Este ano serão cinco dias de competição, com redução da quilometragem total, passando de 1.850 para 1.680 quilômetros. Teremos como maiores novidades a inclusão da prova no mais moderno autódromo do Brasil, o Velo Città, no primeiro dia, e a prova noturna no encerramento”, anuncia o Diretor de Prova.

Regida pela regras da FIA-Historic e homologado pela FIVA, a prova será no formato de rallye de regularidade, com médias controladas entre 50 e 80 km/h, percorrendo estradas vicinais, serras, montanhas, indo do nível do mar a quase dois mil metros de altitude, com mais de 3.000 curvas, inclusive com uma prova noturna subindo e descendo serras desafiadoras de Campos do Jordão.

“A Noite do Saci, nome que demos para a prova noturna está confirmada e serão 90 quilômetros sob total escuridão, com Lua Nova, e que possivelmente irá estabelecer o vencedor deste ano”, prevê Luis Cezar.

A expectativa é que haja a participação de mais de 50 preciosidades, avaliadas em milhões de reais, entre Rolls-Royce, Triumph, Jaguar, MG, Mercedes-Benz, BMW, Porsche, Ferrari, Lancia, Alfa-Romeo, Mustang, Thunderbird, Alpine, Volvo e nacionais como Puma, VW e Karmann-Ghia, entre outros, com o mínimo de 90% de originalidade e com passaporte FIVA.

Alguns dos carros inscritos tidos como exclusivos e únicos no Brasil são Ford Escort MK1; Volvo Amazon; Fiat Abarth Rally 124; Alpine A110 e MGV8. Outros carros como Lancia Fulvia Rally e Saab 850 Sport estão cotados a participarem. Estes carros são tidos como míticos nos rallies internacionais, ganhadores nas suas épocas, e hoje estrelas das provas históricas.

Entre os pilotos inscritos o MG Club espera que Nelson Piquet, Roberto Pupo Moreno e Wilson Fittipaldi voltem a participar, além de aguardar a confirmação de Emerson Fittipaldi e de grandes empresários e profissionais liberais colecionadores de carros antigos, e de duplas da Alemanha, Portugal, Argentina e Uruguai. 

“Este ano os competidores estão menos curiosos e mais competitivos, e os carros mais preparados. A maioria já teve experiência nas duas edições anteriores. Portanto, a competição vai ficar ainda mais apertada”, destaca Luis Cezar. 

Na primeira edição a prova foi vencida pela dupla gaúcha Rogério Franz e Mário Nardi, com Triumph TR4 (1962), seguidos da Mercedes-Benz 500SL (1980) de Henrique Thielmann e Lucas Larivoir, e de Julio Berriel e Vera Nonaka com Mercedes-Benz 350SL (1973). No ano passado a vitória ficou com a dupla mista carioca Gilbert e Raquel Landsberg, com Jaguar MK2 (1962), seguidos de Christian De Rey e Fred Macedo, com Corvette (1963) e Franz/Nardi desta vez em terceiro.

Participantes e inscrições

Os participantes serão divididos em classes, conforme sua experiência e equipamentos de navegação: Master A – Dupla de piloto e co-piloto experientes, com direito a equipamento de navegação acoplado ao veículo; Master B – Dupla de piloto e co-piloto iniciantes (ou não), que utilizam somente o hodômetro do carro e cronômetro (digital ou analógico); Turismo – Concorrentes não submetidos a níveis técnicos, só seguindo o roteiro estipulado, e por isso, não participam da premiação principal. Haverá ainda o Troféu Feminino (Coupe des Dames), para a melhor dupla composta por mulheres.

Os veículos admitidos a participar, serão classificados nas seguintes Categorias:
Categoria C (Vintage) – de 01.01.1919 a 31.12.1930
Categoria D (Pós-Vintage) – de 01.01.1931 a 31. 12.1945
Categoria E (Pós-Guerra) – de 01.01.1946 a 31.12.1960
Categoria F (Histórico) – de 01.01.1961 a 31.12.1970
Categoria G (Clássico) – de 01.01.1971 a 31.12.1980

Subdivididos nas seguintes Classes:
Classe 1 – Cilindrada até 1.300cc (média baixa)
Classe 2 – Cilindrada acima de 1.300cc até 2000cc (média alta)
Classe 3 – Cilindrada superior a 2.000cc (média alta)

As inscrições das 1000 Milhas Históricas Brasileiras já estão abertas. Informações com a secretaria do evento: Solange Gomes Silva secretariamg@terra.com.br / mgcbr@mgcbr.com.br; (de terça-feira à sexta-feira das 15h00 as 18h30 – Telefone: 00+55+11+3673-5065 / Fax: 00+55+11+36757489). Valor das inscrições R$ 2.000,00 até o dia 30/04/13 (após essa data o valor será de R$ 2.500,00).

Programação

07/06/13 – 16h00 – Encerramento das inscrições;

10/06/13 – 14h00 – Publicação da Lista dos Inscritos;

18/06/13 – Vistoria: 15h30 as 18h00. Local: estacionamento externo traseiro do Shopping Center Iguatemi – São Paulo – Capital. Coquetel de boas vindas (18h00) e Parque fechado a partir das 20h00;

19/06/13 – Dia 1: 07h00 – Largada do Shopping Center Iguatemi (São Paulo – Capital). Autódromo Velo Cittá (prova de habilidade) Mogi Guaçu – Almoço no local. A partir das 16h00 parque fechado em hotel a ser determinado;

20/06/13 – Dia 2: 08h00 – Largada do Hotel em Mogi Guaçu, em direção a região de Angra dos Reis-RJ. A partir das 16h00 Parque fechado no hotel sede em RJ;

21/06/13 – Dia 3: 08h00 – Largada do hotel (Angra dos Reis-RJ). A partir das 12h00 almoço no Hotel São Gotardo (Itamonte-MG). A partir das 16h00 Parque fechado no hotel sede em MG;

22/06/13 – Dia 4: 08h00 – Largada do hotel (Caxambú ou Poços de Caldas-MG). Chegada em Campos do Jordão-SP – almoço e jantar (Parque Fechado). Re-largada para prova noturna a partir das 18h00. A partir das 23h00 Parque fechado no mesmo hotel sede; 

23/06/13 – Dia 5: 10h00 – Largada em Campos do Jordão. A partir das 14h00 chegada em Parque fechado no estacionamento externo traseiro do Shopping Center Iguatemi (São Paulo-SP). A partir das 20h jantar de gala de premiação em São Paulo (SP).

Visite www.1000milhashistoricas.blogspot.com

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s