ShopcarNews flagra o primeiro Suzuki nacional em Campo Grande

Imagem

Detalhes deixaram o jipinho mais arrojado

(Reprodução de matéria do site SHOPCARNEWS) – Em outubro de 2012, fomos até São Paulo conferir as novidades que as montadoras reservavam para o Brasil. Durante o Salão do Automóvel, a Suzuki Veículos revelou que iria começar a fabricar seu SUV compacto no Brasil. E hoje, 20, fomos até a concessionária da marca aqui em Campo Grande, Vemais Suzuki, levar o nosso jipinho para revisão, quando nos deparamos com o primeiro Jimny nacional a desembarcar no Mato Grosso do Sul. O carro estava sendo preparado no lava jato da loja e, claro, que aproveitamos para registrar o flagra.

Geralmente, com a nacionalização dos veículos, sempre se vê uma perda de qualidade nos materiais e acabamento do carro. No caso do Jimny, a Suzuki conseguiu manter o mesmo padrão do veículo que era importado do Japão e até mesmo melhor em vários aspectos para o mercado nacional.

O modelo 2013 traz frente com maior volume, scoop (tomada de ar) no capô e os desenhos do para-choque, para-lama e grade dianteira que deixam o visual do carro ainda mais off-road e robusto. As rodas de liga leve, aro 15´´, recebem aplicação da cor grafite e completam o design do único 4×4 compacto do mercado brasileiro.

Na parte interna, mudanças no formato dos encostos de cabeça e nova padronagem de tecido para os bancos e portas. O conjunto de som inclui rádio AM/FM, CD player com MP3, WMA, USB e Bluetooth.

Leve e fácil de dirigir em qualquer terreno, este 4×4 de personalidade única está disponível em várias versões: o Jimny 4ALL e os dealer options Jimny 4WORK, Jimny 4SPORT e o Jimny 4SUN, com teto solar panorâmico.

Desempenho

O novo Jimny continua com o motor em alumínio, movido a gasolina, 1.3L (DOHC), com 16 válvulas, 85 cavalos de potência a 6.000 rpm com torque máximo de 110 Nm a 4.100 rpm e transmissão manual de cinco marchas. A corrente de comando, velas de longa duração e escape de aço inox garantem rendimento durante toda a vida útil do veículo. Além disso, traz ótimo desempenho peso/potência ao entregar 12,82 Kg/cv.

A tecnologia do comando variável de válvulas (VVT) otimiza o torque para todas as faixas de rotação e proporciona resposta rápida nas acelerações. Em conjunto com a injeção eletrônica multpoint sequencial, o sistema garante otimização do consumo de combustível e baixa emissão de poluentes.

Devido ao drive action 4×4, que contempla o sistema de roda livre pneumática com caixa de transferência sincronizada e gerenciamento eletrônico, é possível fazer a mudança de tração com apenas um toque no controle do painel.  O que torna possível optar entre os modos 2WD para uso urbano com tração traseira, 4WD com tração nas quatro rodas e 4WD-L que dobra o torque e permite enfrentar diversos obstáculos off-road com tração 4×4 com reduzida. Por meio do sincronizador da caixa de transferência é possível realizar mudanças entre os modos 2WD e 4WD em velocidades de até 100 km/h.

A suspensão independente com eixo rígido e molas helicoidais na dianteira e Trilink na traseira garantem reduzido custo de manutenção e aumentam a longevidade do Jimny.

Para encarar qualquer situação fora de estrada, o novo Jimny conta com uma construção de carroceria sobre chassi heavy duty para maior robustez e durabilidade do veículo. Além disso, contempla ótimo desempenho off-road com apenas 1.060Kg.

Segurança e praticidade

O Jimny possui barras de proteção lateral, para maior segurança dos passageiros, e o motorista ainda dispõe de coluna de direção retrátil em caso de colisão. Os cintos são de três pontos e encostos de cabeça ajustáveis para todos os ocupantes.

Os freios a disco na dianteira possuem as pinças em posição mais elevada. Assim, facilitam a transposição em trechos alagados, ao trazer eficiência de frenagem com o escoamento de água, e evitam retenção de terra ou lama.  Na traseira, o freio a tambor com válvula sensível a carga (LSVB) traz controle de frenagem e direção mais eficiente. 

No interior, o Jimny apresenta um projeto ergonômico com bancos que possuem diversas configurações, sendo os traseiros bipartidos e rebatíveis com cinco posições de inclinação. Proporcionam conforto e praticidade ao adequar as necessidades de bagagem em qualquer situação.

A direção hidráulica progressiva é leve nas manobras e firme à medida que a velocidade aumenta. Garantia de direção confortável, estável e segura. 

O novo modelo recebe opção de seis cores regulares de produção e outras cinco cores especiais sob encomenda (Cores regulares: Prata Imperial, Preto Class, Branco Alaska, Vermelho Race, Verde Amazônia e Verde Tropical. Cores especiais: Amarelo Solar, Roxo Ipê, Laranja Fun, Rosa Croma e Azul Pacífico).

(Texto e fotos: Mário Salgado)

Imagem

Confira o pára-choque mais robusto

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s