Volkswagen apresenta carro que faz quase 111 km/litro

Imagem

Tão econômico que nem precisava ser bonito…mas, é!

(Marco ASA) – A Volkswagen acaba de apresentar o que seria o carro mais econômico do mundo, o XL1, capaz de rodar 111 quilômetros com apenas 0,9 litros de combustível. Para conseguir essa façanha, a VW adotou um sistema plug-in híbrido gasolina/diesel.

Para conseguir ser tão econômico, o carro tem arrasto aerodinâmico baixíssimo, cx de 0,189, é muito leve, pesa 795 quilos e tem baixo centro de gravidade, já que é baixinho, com 1,153 de altura.

O XL1 tem câmbio de sete velocidades, embreagem dupla, e conseguiu o consumo extraordinário a 100 km/hora de velocidade constante em pista plana. Mas, se precisar, o carro pode acelerar até 160 km/hora.

Apenas no modo elétrico, o carro pode rodar 50 quilômetros, sendo que, ao acionar o motor a combustão, as baterias de ion-lítio são carregadas na desaceleração. Se preferir, o condutor pode carregá-lo em tomadas comuns.

O XL1 apresentado é a terceira versão do projeto criado pelo Presidente do Conselho da Volkswagen AG, Dr. Ferdinand Piëch, que sonhava construir um carro que percorresse 100 quilômetros com apenas um litro de combustível fóssil. Ele conseguiu!

Apesar de ser um estudo, o XL1 pode, um dia, vir a ser um carro de produção em larga escala. Além disso, sua tecnologia vai ser empregada nos carros do Grupo VW, melhorando seu consumo e performance.

Imagem

Em nome da aerodinâmica, traseira é afunilada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s