Salão Duas Rodas 2013 prevê volta do crescimento para a indústria nacional

Imagem

Motos, mulheres bonitas…este é o Salão..

Enquanto indústrias projetam retomada, com incentivos federais, procura por modelos de maior cilindrada superam o número de habilitações em São Paulo

São Paulo, fevereiro de 2013 – Desde 2004 a produção nacional de motocicletas e similares tem registrado uma trajetória ascendente, o que não se confirmou em 2012 com os resultados abaixo do esperado. Mesmo assim, até setembro daquele ano, foram vendidas em todo o Brasil 1.283.929 unidades. Diante do tamanho do mercado de duas rodas brasileiro, é com expectativa de retomada de crescimento e bons negócios para o setor que a Reed Exhibition Alcantara Machado promove e organiza o 12º SALÃO DUAS RODAS, evento de abrangência internacional, de 8 a 13 de outubro, na capital paulista. Com exposição, apresentações radicais, horários específicos para b2b e muitas opções de entretenimento, o SALÃO DUAS RODAS deve atrair um público estimado de 260 mil pessoas.

Vários sinais indicam que 2013 deve ser positivo para o setor de duas rodas. Na avaliação de Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), “devemos voltar, gradativamente, ao normal. O nosso problema não é a demanda, ou seja, as pessoas querem comprar. A retração do mercado de motocicletas, em 2012, decorreu da alta seletividade das instituições financeiras na concessão de crédito aos consumidores, que são predominantemente das classes socioeconômicas C, D e E”, explica. 

Para 2013, as associadas da Abraciclo projetam recuperação do segmento. De fato, desde junho de 2012 medidas do Ministério do Desenvolvimento, junto à Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) e ao governo do estado do Amazonas, já tentavam reaquecer o setor. Em agosto fabricantes tiveram desconto de 50% na taxa de serviço administrativo da região. Para 30 produtores de bens intermediários, o governo do estado anunciou desoneração de 25% do ICMS da energia elétrica, até o final de 2012. Então, em outubro, o Banco Central também isentou do setor duas rodas o imposto compulsório os valores destinados ao financiamento de motocicletas. A expectativa da Abraciclo é que a produção concentrada em Manaus, polo que concentra cerca de 95% da produção do segmento no país, avance 5,5% em 2013, totalizando 1,784 milhão de motocicletas.  

De fato, a demanda continua a ser positiva. Dados do Detran-SP por exemplo, indicam que durante 2012 o número de CNHs para motos cresceu 20% no estado, saltando de 16,5 mil para 19,8 mil entre 2011 e 2012. Notadamente, o crescimento deu-se para condutores de veículos de cilindradas mais altas. Os dados do órgão indicam ainda avanço de 3,7% na quantidade desse tipo de veículo registrado na capital paulista. 

Marcas de alta cilindradas ampliam participação no Salão Duas Rodas
Outra boa notícia veio da divisão de motocicletas do BMW Group, que anunciou em janeiro de 2013 o Brasil como seu 5º maior mercado. A marca já confirmou sua presença e tem espaço garantido no SALÃO DUAS RODAS 2013. 

Atentas a este crescente interesse do público por motos mais potentes, as principais marcas do segmento investem no Brasil. Antes participantes do SALÃO DUAS RODAS apenas com representação comercial, as marcas HD, Ducati, Triumph, Polaris e Grupo Bramont (com Benelli e Keeway veem para o evento com operação própria, o que significa áreas maiores e mais proximidade e oportunidade para o público visitante.

Todos esses dados preparam um cenário de otimismo para este ano. Entretanto, nem só de motores e arrancadas será feito o SALÃO DUAS RODAS 2013. Segundo Paulo Octávio Pereira de Almeida, Vice Presidente da organização do evento,, “o SALÃO DUAS RODAS promove uma importante confraternização, unindo entidades do setor, expositores, empresários, pilotos, compradores, fornecedores, veículos de mídia e público, em um dos eventos mais importantes do setor na América Latina”. Na última edição, em 2011, somente a presença de turistas e visitantes movimentou cerca de R$ 80 milhões segundo o SPTuris. Foram 255.467 mil visitantes no Anhembi, que conheceram os lançamentos e atrações de 445 expositores. “Com sua popularidade, o SALÃO DUAS RODAS tornou-se também um dos eventos com maior público da cidade de São Paulo”, complementa o executivo. 

Serviço:
12º SALÃO DUAS RODAS
 
Data: 8 a 13 de outubro de 2013
Horário: 08 a 12 de outubro de 2013 – das 14 às 22h (entrada até 21h) 13 de outubro de 2013 – das 11 às 19 h) (entrada até 17h) 
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo – SP – Brasil Mais informações em www.salaoduasrodas.com.br 

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s