Opinião: Se o Etios fosse bonito, Toyota disputaria a liderança do mercado brasileiro

Imagem

A versão hatch até que é simpática. O que estraga é o painel pobre no centro

(Marco ASA) – Não dá pra entender o que faz montadoras cometerem erros crassos depois de tantos acertos. Como a Chevrolet, que lançou carros lindos e “cometeu” o Agile, com sua frente desproporcional e, depois, sua versão picape, a Montana. Logo depois, se redimiu e lançou o belo Onix. E, o caso mais grave, o da Toyota que, depois de fazer Corollas, Filders, SX4, carros tão lindos, “cometeu” o Etios, em suas versões hatch e, a mais horrenda, a sedã.

O Etios tem uma boa plataforma, ótimos e confiáveis motores Toyota e são baratos. Imagine de fossem bonitos? A Toyota estaria nadando de braçada no Brasil, como está fazendo a coreana Hyundai, que lançou o belo e equipado HB20.

São dois os defeitos graves do Etios: seu desenho “indiano”, cheio de curvas que não levam a lugar algum (que no caso do sedã parece um Dacia/Renault Logan mais feio, se é que isso é possível) e um ridículo painel no centro, que desvia a atenção e deixa o interior feio.

No caso do desenho, vemos que o Etios foi feito para agradar aos indianos. Mas, será que os indianos não gostam de carro bonito? Acho que gostam. Seria tão mais fácil a Toyota fazer uma versão local do Yaris, hatch da marca vendido na Europa.

Imagem

Para a Toyota economizar, você tem que olha no centro do painel. E dane-se se sofrer um acidente por isso

E, me digam, para que um painel no instrumentos no centro? Para economizar. Como foi pensado para os países asiáticos com mão inglesa e para os “emergentes pobres”, a fábrica só precisa trocar o volante e o câmbio de lado, sem mexer no painel. Economia porca!

Enfim, fico imaginando um Toyota Etios bonito, com painel “normal”, a confiança da marca, um motor potente e preço mais em conta. Seria líder de mercado. Mas, quiseram economizar e achar que brasileiro engole qualquer coisa, deu no que deu. Onix e HB20 vendendo bem e Etios lá embaixo.

Imagem

Traseira desproporcional. Comparado a isso, o Logan fica lindo

Anúncios

17 pensamentos sobre “Opinião: Se o Etios fosse bonito, Toyota disputaria a liderança do mercado brasileiro

  1. Só lembrando que esse lance de bonito/feio é uma questão pessoal. Engraçado, enquanto a turma aqui fala que o carro é um erro ‘cometido’ pela toyota, basta pesquisar a opinião dos donos pra ver como os indices de satisfação estão elevados. Maiores que hb20 e onix.

    Comprei um etios hatch e estou 110% satisfeito com o carro. Gastei 35 mil, era quanto eu tinha para gastar. E na toyota você pega um valor menor que o anunciado no site deles, com certeza graças às atuais baixas vendas. Com os 35 mil, compra-se um etios X com air bag, freio abs com ebd, ar, trava, alarme, direção eletrica, um baita motor economico 1.3 que faz 13km/l na cidade, o carro mais espaçoso dos concorrentes, tem pintura metalica, com 4 estrelas no latin ncap de segurança, e com todo suporte toyota no pós venda, o preço da revisão anual é de R$ 135,00 (e só!). Com esse valor vc pega um hb20 que NAO TEM NEM ABS, e alias, nem tapetes, alias um PESSIMO atendimento da hyundai ja no pre-venda. É como se fala, a turma curte status. Carro pra mim eh necessidade, locomoção, conforto, segurança e performance. E o etios tá na frente da concorrencia nisso. Etios é carro pra quem gosta de carro. A turma ta falando muito, mas quem compra está aprovando e muito o carro. Esperto quem vai e se aproveita dessa onda de criticas, e comprar este carro agora, enquanto as tietes do hb20 ficam na “fila” dos supostos 3 meses, que além de não cumpridos, vai ter q aceitar o carro que a hyundai quiser empurar com os opcionais q eles quiserem e pagando claro, mais caro. Brasileiro gosta de ser desrespeitado, é o que a hyundai tem feito nas suas concessionarias. Brasileiro gosta disso. Mas o hb20 é mais bonito…. Brasileiro é burro.

    • Claro que design é uma questão de gosto. O imperdoável é, por economia, utilizar o painel no centro, igual ao Tata Nato, prejudicando a segurança. E, na matéria, foi o que eu disse: se a Toyota melhorasse o design e resolvesse o problema do painel, seria líder de mercado, pois é mais confiável que Hyundai, tem o melhor motor entre os populares e preços interessantes.
      Obrigado pela opinião.
      Abraços

      Marco ASA

      • Cara, baseado em que você está dizendo que o painel central prejudica a segurança? Pelo contrário, o motivo do painel central é justamente colocar o velocimetro no campo do visão do motorista. 1 ou 2 segundos que o projeto do painel central dá ao motorista, pode evitar um acidente isso sim. Não há o que se falar no quesito segurança do Etios, foi o melhor carro dos concorrentes no Latin ncap, com 4 estrelas. Pessoalmente, eu curti o painel central, e acho que não trocaria mais pelo painel atrás do volante. Se fosse algo que economizasse tanto assim, acho que os carros mais populares, já teriam adotado nos seus modelos, não?

  2. Eu também comprei um Etios, o meu é Sedã. Quanto à questão do painel central não vi nada que possa atrapalhar a segurança, até porque porque a Citroen também usa painel painel central. E para os que acham o carro feio eu tenho que confessar uma coisa, eu também achei o carro feio, alias muito feio. Lá estava eu avaliando alguns carros compactos e só fiz um teste drive no Etios por desencargo de consciência, e foi aí que a toyota começou a me conquistar pois ao dirigir o etios é muito, mas muito superior aos seus concorrentes, depois comparei os custos de manutenção aí meus olhos brilharam mais uma vez. E quando pesquisei a opinião do proprietários resolvi “bater o martelo” pois o Etios tem os o maior índice de satisfação da categoria.

    • Concordo plenamente com você, Ferdinand. Tanto que disse: “se o Etios fosse bonito, estaria liderando o mercado”. A Toyota faz carros ótimos. Mas, por que um carro tão feio? Obrigado pelo prestígio e continue lendo o Autoasa!
      Marco ASA

  3. As mesmas ferramentas que fazem um carro feio conseguem fazer um carro bonito agregando mais valor ao bom motor.
    Vejam exemplo no novo Renault Logan. Sou designer e painel central atrapalha a atenção do motorista sim. Bem se uma pessoa compra um Etios não precisa criticar o dono do Hb20. Foi escolha sua.

  4. Além disso, outra coisa que não entendi é o número de voltas no volante. Quase 4 (3,75). Porque isso se tem direção elétrica? Isso não afeta a segurança preventiva também? Acho que ele precisaria além de colocar o painel no lugar convencional, reduzir o número de voltas para no máximo 3,2 (igual ao onix), e pelos acessórios que oferece (ou não oferece), baixar o preço para R$ 25000,00 no máximo. Afinal, segurança por segurança, é no máximo equivalente aos concorrentes. O preço do básico hoje no site é a partir de R$ 37960,00. Loucura. vamos ver como vem o 2016.

  5. OLA LEITORES,
    TAMBÉM QUERIA COMPRAR UM ONIX, CRITÉRIO PELA BELEZA. MAS, UMA TARDE FUI A UMA CONCESSIONARIA CHEVROLET E, DEIXAMOS O NEGOCIO QUASE FECHADO. SAINDO DA CHEVROLET PASSEI EM OUTRA LOJA DE CARROS USADOS. O DONO INSISTIU QUE FIZESSE O TESTE DRIVE EM UM ÉTIOS ZERO. A DECISÃO FOI NA HORA. NÃO PUDE COMPRAR UM ÉTIOS ZERO. MAS, PROCUREI ATÉ ENCONTRAR UM USADO QUE ATENDESSE MINHA NECESSIDADE. ESTOU SATISFEITO.

  6. 1º: PERDE POUCO VALOR NA REVENDA:
    2º: MUITO ESPAÇOSO;
    3º: MUITO ECONÔMICO;
    4ºº O PAINEL CENTRAL ME OFERECEU MAIS CONFIANÇA;
    5º: VALOR DE MANUTENÇÃO É MUITO BARATO;
    6º: VIDRO ELÉTRICO NAS QUATRO PORTAS, DE SÉRIE;
    7º: FREIOS ABS, DE SÉRIE;
    8º: E, EU ACHEI MUITO BONITO.

  7. Pingback: Cansei de ser feio! Este será o novo Toyota Etios | autoasa

  8. O problema dele é a estética. Falasse em altos índices de satisfação, o carro é bom, geralmente ganha os comparativos com a concorrência, mas é muito feio! Por mais que o conceito de beleza seja subjetivo e pessoal, qualquer carro é mais bonito que ele. Até o Nissan March, que já é horrível, que faz o tipo “feinho, mas simpático”. O Etios só se compara ao Fiesta do final dos anos 90…

  9. Pingback: Chega de feiura: nova geração do Etios se baseará no Yaris L chinês | autoasa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s