FUTURO: híbrido de bicicleta e carro solar pode ser o futuro da mobilidade urbana

Misto de carro e bicicleta pode atingir 60 km/h

Misto de carro e bicicleta pode atingir 60 km/h

(Marco ASA) – Tá bom! Somos todos egoístas e queremos transitar por aí sozinhos em nossos carros, entupindo o trânsito, mas com a sensação de ir e vir garantida. Então, no futuro, que tal ir e vir em uma veículo que une a bicicleta com a comodidade de um veículo elétrico, que pode ser alimentado por energia solar ou mesmo na tomada de casa?

Pois este carro já existe! Trata-se do Elf, produzido pela empresa Organic Transit, e que já chega ao mercado. Funciona assim: você vai pedalando como uma bicicleta normal em terrenos planos. Cansou ou chegou em uma subida, você liga o motor elétrico neodyum de 750 Watts, alimentado por uma bateria de lithium, de 480 w. O câmbio é um CVT (de variação contínua) e o rodar, como todo elétrico, é suave e forte.

A carroceria é feita de plástico reciclado reforçado, o pára-brisa de policarbonato, e o chassi é de alumínio reciclado. Mais ecológico é impossível. Só com o motor (sem pedalar) a autonomia é de pouco mais de 50 quilômetros. Mas, se você pedalar sempre, a bateria vai carregando automaticamente, pois a carga vem do sol.

O preço, nos Estados Unidos, é de US$ 4 mil (pouco mais de R$ 8 mil), sendo que a maioria dos estados americanos considera o veículo uma bicicleta. Aqui no Brasil, seria uma ótima opção para as grandes cidades. O Elf pode levar uma pessoa, mais 350 quilos de bagagem. Outra vantagem é que o Elf pode trafegar tanto nas ruas quando nas ciclovias. Ah, ele pode atingir até 60 km/hora, média horária normal no trânsito das grandes cidades.

Boa opção, viável e que já está nas ruas americanas, já que mais de mil unidades já foram comercializadas por lá. Que venha o Elfo elétrico!

elf 2elf 3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s