Clube do DKW comemora 33 anos com carreata até centro tecnológico da Audi

Imagem

São Paulo/Assessoria Audi – O sábado promete ser um dia especial para os amantes de carros antigos e história da indústria automobilística. Para comemorar o 33º aniversário do Auto Union DKW Club do Brasil, a Audi e os sócios do clube estão organizando o 1º Raid São Paulo-Jundiaí, que será realizado no próximo sábado, 15, a partir das 8:30 horas. 

Cerca de 20 modelos da marca DKW, fabricados no Brasil entre 1956 e 1967, vão seguir em comboio até o Centro de Peças e Competência Tecnológica da Audi Brasil, em Jundiaí. O ponto de encontro inicial é na Praça Panamericana, na Zona Oeste da capital paulista, com saída marcada entre 8:30 e 9:00 horas.

A segunda saída está agendada para as 10 horas, no primeiro posto da Rodovia dos Bandeirantes, altura do Km 28 (bandeira Petrobras). A carreata segue até Jundiaí, onde os participantes serão recebidos no centro tecnológico da Audi. Ali, haverá um café de boas-vindas e visitação às instalações do local.

Para alegria dos participantes apaixonados por automóveis, a Audi irá montar uma exposição com modelos especiais. Os associados do clube e familiares vão poder ver de perto o Audi RS3, o Audi RS5, o Audi A5 e o Audi A1. O consultor da Audi, Luis Bouças fará uma palestra técnica sobre as novidades tecnológicas da marca nas salas de treinamento. O passeio promete ser imperdível para quem quer saber mais sobre inovação e tecnologia de ponta.

O Auto Union DKW Club do Brasil, que completa 33 anos no dia 20 de dezembro, faz parte de uma legião de fãs da marca alemã em todo mundo. “A paixão não é só nossa. É mundial. Na Inglaterra, o clube do DKW tem 70 anos. Existem entidades também nos Estados Unidos, Japão, Argentina, entre outros países”, destaca Eduardo Pessoa de Mello, fundador e presidente do clube no Brasil. Entre as qualidades da marca destacadas por Mello estão: ótimo desempenho nas pistas de corrida, agilidade e leveza dos automóveis. “Em 1999, na pista de Laguna Seca, nos Estados Unidos, os DKW Malzoni integraram o time Auto Union, da Audi, e andavam mais rápido que Ferrari”, conta.

A história do DKW está ligada à instalação da indústria automotiva no Brasil. O modelo começou a ser produzido no País em 1956 e pode ser considerado o primeiro automóvel de passeio fabricado em território nacional.

Curiosidades – O nome DKW apareceu em 1916, quando J.S. Ramussen construiu um carro a vapor. Daí o nome Dampf Kraft Wagen (DKW) ou Carro de Propulsão a Vapor. Mas por que o DKW tem no seu símbolo as quatro argolas como os Audi modernos?

 

Em 1932, os reflexos da depressão dos Estados Unidos alcançaram a Europa e, mais fortemente, a Alemanha. Tentando se salvar de sérios problemas financeiros, quatro das mais proeminentes fabricantes de automóveis da época uniram-se, formando a Auto Union.

Estas empresas – DKW, Audi, Horsh e Wanderer -, juntas, dispunham de 134 anos de experiência e escolheram como símbolo desta união as quatro argolas entrelaçadas, onde cada elo representa uma das companhias do grupo.

No Brasil, com o apoio do então presidente Juscelino Kubitscheck, a empresa Vemag começou a fabricar o seu automóvel tipo caminhoneta DKW, em 30 de julho de 1956. Em 19 de novembro do mesmo ano, a Vemag lançou o DKW no Brasil, com uma nacionalização de 60% do seu peso final. Considera-se este realmente o primeiro automóvel de passeio fabricado no Brasil.

Durante os anos seguintes, os veículos DKW foram sempre evoluindo, de 900 cc para 1000 cc e depois motores mais potentes. Os modelos ficaram famosos no Brasil pelo motor de dois tempos e ruído característico, mas também pela confiabilidade, desempenho e grande sucesso nas pistas de corrida.

A produção destes veículos no Brasil foi encerrada em 1967.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s