MERCADO: Exportações de veículos despencam em 2012

Imagem

(Fenabrave/MS) – As exportações de veículos encerrarão 2012 com queda expressiva de 21,3% ante o ano passado, para 435 mil unidades. A expectativa foi divulgada pela Anfavea, associação dos fabricantes do setor, na sexta-feira, 7. O número é o pior desde 2002, quando foram exportados 424 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Desde o início do ano a entidade sustentava expectativa de uma queda mais branda, de 5%. 

O tombo não será tão severo quando considerado o valor exportado. A organização calcula que as montadoras alcancem faturamento de US$ 14,9 bilhões, com diminuição de 8% sobre 2011. A diferença entre os dois números é resultado da mudança no mix de produtos, com maior participação de modelos comerciais, e das vendas de peças de reposição para veículos vendidos anteriormente. 

Em novembro foram exportados 36,5 mil veículos, volume 12,6% menor do que o registrado em outubro e 34,5% inferior ao do mesmo mês de 2011. Entre janeiro e novembro houve diminuição de 20,2% nas vendas internacionais, para 400,8 mil unidades. 

O segmento de veículos leves puxou a retração, com 400,8 mil unidades exportadas entre janeiro e novembro, queda de 20,9%. As vendas internacionais de caminhões caíram 14,2%, para 21,7 mil unidades. Já os negócios na área de ônibus tiveram resultado positivo em 6,3%, com 7,6 mil chassis. 

A Anfavea espera nova queda em 2013, de 4,6% sobre o volume deste ano, para 415 mil veículos. O valor das exportações deve se manter estável em US$ 14,9 bilhões. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s