Já foram comercializados 3,44 milhões de veículos no Brasil até novembro

Imagem

(Fenabrave/MS) – Os emplacamentos de veículos cresceram 4,81% no acumulado de janeiro até novembro na comparação com igual período do ano passado, para 3,44 milhões de unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, de acordo com dados divulgados na segunda-feira, 3, pela Fenabrave, entidade que reúne os distribuidores do setor. O resultado foi puxado pelo segmento de automóveis, cujas vendas subiram 7,59% no período, enquanto o de caminhões caiu 20,2%.

 Em sua última projeção para 2012, a Fenabrave divulgou que o ano encerrará com 3,76 milhões de veículos novos licenciados. Para alcançar esse volume, é necessária a venda de 320 mil unidades no último mês do ano.

Isolando os segmentos, os licenciamentos de automóveis tiveram alta de 7,59% sobre o acumulado até novembro de 2011, para 2,5 milhões de unidades, enquanto comerciais leves apurou crescimento mais tímido, de 1,83% e 714,9 mil unidades. Em veículos comerciais pesados foram entregues 125,1 mil caminhões e 26,6 mil chassis de ônibus, queda de 20,26% e 14,93% respectivamente.

PENÚLTIMO MÊS DO ANO

Enquanto dezembro – e o ano – não fecham, a entidade divulga os dados de novembro: os licenciamentos atingiram 311,7 mil unidades no mês passado, volume 8,74% menor se comparado com outubro, quando foram emplacados 341,6 mil. A redução se deve em parte ao menor número de dias úteis de novembro, que teve três feriados, incluindo o da Consciência Negra, adotado em alguns municípios.

A média diária de novembro ficou em 16,4 mil unidades em cada um dos 19 dias úteis, sendo que em outubro a média chegou a 17 mil, para 20 dias úteis. 

Ainda no comparativo mensal, observa-se ligeira recuperação do segmento de caminhões, o único com índice positivo no mês, com leve alta de 0,16% em novembro contra outubro, como efeito dos juros menores do Finame PSI. O juro menor que também contempla ônibus minimizou a queda do segmento, que encerrou o mês com retração de apenas 0,54% nas vendas. 

Automóveis, que têm o IPI reduzido até 31 deste mês, registraram queda de 6,92% no mesmo comparativo, para 249,7 mil, enquanto comerciais leves, com 64,5 mil, recuaram 16,32%. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s