VW Kombi deixará de ser fabricada em janeiro de 2014

Imagem

(Marco ASA) – A velha dama da indústria automobilística brasileira está com seus dias contados. A Kombi terá sua linha de produção interrompida na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) em janeiro de 2014, quando as leis de seguranças nos carros brasileiros obrigará todos os modelos a ter airbags e ABS, coisa que não cabe no projeto antigo da Kombi.

Produzida ininterruptamente há 63 anos, a Kombi só é feita no Brasil. E ainda vende bem, já que 251 unidades são fabricadas todos os dias. Por aqui, tem inúmeras utilidades, desde carro de transporte de cargas, até transporte escolar. Suas vantagens são inúmeras: Carrega mais passageiros e carga que a concorrência direta, tem mecânica confiável e custa metade do preço de uma van “normal”.

A desvantagem é a total ausência de conforto e a falta de segurança. Recentemente ela deixou de suar o motor do Fusca, refrigerado a ar, e adotou um motor 1.4 (apresentado no Fox), refrigerado à água. Essa foi a concessão à modernidade, já que a Kombi continua a mesma há décadas.

Imagem(VW Caddy em teste na Índia. Foto: IndiaAutosBlog)

Mas, qual será a futura Kombi? – Nos outros países, a Kombi foi substituída por dois modelos: um mais barato, o VW Caddy e outro mais caro, o Caravelle. No entanto, o conceito Bully mostra como será a Kombi do futuro. Mas, como o Beetle, que é um Fusca “de rico”, a Bully também será um carro de imagem, não de trabalho.

Portanto, o certo é que teremos o Caddy num futuro próximo, ainda mais pelo fato dele poder utilizar a plataforma do Gol ou Fox alongada. Uma boa pista é que o Caddy foi visto em testes na Índia, onde também poderá ser vendido. Há outra saída pouco provável que é a adaptação de um utilitário da Faw, parceira da Volkswagen na Índia, para o mercado nacional. Mas, seria difícil, pois tem muito a “cara” de Towner.

ImagemVW Caravelle…Muito cara!

ImagemBully é a nova Kombi-Conceito

ImagemPeruinha da Faw, parceira da VW

Anúncios

Um pensamento sobre “VW Kombi deixará de ser fabricada em janeiro de 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s