Fábrica da Honda em Sumaré (SP) completa 15 anos

Imagem

A Honda Automóveis do Brasil (HAB) comemora neste sábado (06/10) os 15 anos da inauguração de sua fábrica localizada no município de Sumaré, interior de São Paulo. O ano era 1997 e o primeiro modelo fabricado pela Honda no país foi um Civic. Com uma produção de apenas 20 unidades diárias e 400 funcionários, a empresa iniciou sua trajetória de sucesso no Brasil. Atualmente a fábrica conta com mais de 3.200 colaboradores e produz 619 unidades por dia.

A data acontece apenas dois meses após a Honda atingir outra marca histórica no Brasil. Em 7 de agosto, a empresa comemorou a produção do milionésimo carro em território nacional. Assim como o primeiro carro fabricado pela empresa em 1997, o milionésimo Honda brasileiro foi um Civic. 

Para Paulo Takeuchi, diretor de Relações Institucionais da Honda South America, as duas datas possuem enorme importância: “O ano de 2012 será lembrado por todos da Honda durante muitos anos. Tanto a produção do carro de número um milhão como o aniversário de 15 anos de nossa fábrica mostram o compromisso da empresa com o Brasil. Enfrentamos muitos desafios nesses anos, mas o esforço valeu a pena e temos muito orgulho por termos conquistado a admiração e confiança da sociedade brasileira. Vamos continuar trabalhando para levar aos nossos clientes produtos reconhecidos por sua qualidade e tecnologia, principais marcas dos produtos Honda ”.

 

Evolução constante, compromisso com a qualidade e respeito ao meio ambiente

 

Com 15 anos de produção nacional, a Honda Automóveis do Brasil se mantém atenta aos avanços de um competitivo segmento e às expectativas de um consumidor exigente. Ao longo do tempo, apostou na introdução de novos processos produtivos, na qualificação de seus profissionais, com foco no mais alto padrão de qualidade de seus automóveis. 

Hoje a marca se orgulha de estar entre as principais montadoras nacionais e contar com o prestígio e a confiança dos consumidores brasileiros. 
Na fábrica localizada na cidade de Sumaré (SP) são realizados os processos de estamparia, hemming (processo em que as chapas estampadas são agregadas para construir peças como porta-malas, porta e capô), fundição, solda, pintura, usinagem, montagem de motores e transmissão mecânica, pintura e injeção de plásticos, linha de montagem e inspeção final. Em cada uma dessas áreas, robôs, maquinários de ponta e profissionais qualificados garantem a qualidade dos processos.

O compromisso com a responsabilidade ambiental é também premissa básica da fábrica, que assim como todas as demais unidades produtivas da Honda no mundo, atua de acordo com o conceito Green Factory (Fábrica Ecológica). 

Todo efluente gerado e a água utilizada são tratados e retornam limpos à natureza. Todas as peças utilizadas no veículo são isentas de materiais tóxicos, o couro utilizado nos assentos é de origem controlada, não sendo permitido couro com origem em fazendas que cometem o desmatamento de florestas. O plástico utilizado como proteção nos assentos dos automóveis é biodegradável. Um moderno processo de pintura eletrostática para peças plásticas com o uso de robôs reduz consumo de tinta por peça e emissão de componentes para atmosfera. Aliado ao processo, um sistema de coleta de solventes projetado e construído pelos próprios colaboradores, têm permitido, desde 2009, uma redução de 508 toneladas de VOC por ano na unidade.

 

Sobre a marca Honda no Brasil – Presente no país desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Honda é atualmente a maior fabricante de motos do País. Em 2011, a empresa atingiu a marca acumulada de 17 milhões de unidades produzidas. Em 1992, a empresa entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro também por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP), tendo alcançado o volume de um milhão veículos produzidos. Desde 2001, a empresa também fabrica no Brasil três modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras, cortadores de grama e motores de popa importados de outras fábricas da marca no mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s